O que visitar em Marrakech

O que visitar em Marrakech

Marrakech é uma cidade fascinante com imensos monumentos e museus para visitar. Em Marrakech vai encontrar muito mais do que a sua euforia e a vivência cultural das pessoas em si.

Marrakech é uma cidade histórica, com museus, monumentos, mausoléus, palácios e caravançarais. Dito isto, há alguns lugares que você tem mesmo que visitar em Marrakech.

Se for a sua primeira vez na cidade, pode estar interessado em contratar um guia para fazer uma visita guiada à Medina (a zona antiga da cidade que está dentro das muralhas). Estes guias de Marrakech são baratos e falam espanhol, inglês, francês e alguns também já falam português.

Há muito para ver e visitar em Marrakech, lugares monumentais construídos pelo homem ou que a natureza plantou nesta cidade de Marrocos. A medina, cercada por muralhas imponentes, permanece autêntica. É aqui que se encontram os principais centros de interesse de Marrakech: os souks, os vários palácios, os túmulos saadianos, etc

Para quem gosta de fazer parte da cidade que está a visitar e quer saber o que fazer em Marrakech para o tornar praticamente um habitante honorário, há uma série de actividades que o poderão ajudar. Vamos aproveitar a cidade ao máximo.


Visitas guiadas em Marrakech



Arquitectura nas diferentes épocas


Marraquexe alberga diferentes tipos de estilos de arquitectura. Numa caminhada de 1 hora podemos explorar 1000 anos de história de arquitectura dentro da medina e conhecer alguns dos melhores monumentos de Marrakech. Quatro distintas dinastias em épocas muito diferentes.


Arquitectura almorávida (séc XI-XII)


A Qubba almorávida de Marrakech
A Qubba almorávida de Marrakech

Foi durante o Império Almorávida que o famoso estilo Al Andalus foi introduzido em Marrocos. A Qubba almorávida é o único exemplo que resta deste tipo de arquitectura na cidade. A abóbada do edifício está no topo de uma base rectangular e o belo interior está decorado com padrões florais e caligrafia árabe. A Qubba almorávida de Marrakech foi construída em 1117 e usada para absolvições religiosas antes das orações e pertencia à mesquita Almoravid existente nessa altura.


Arquitectura almóada (séc XII-séc XIII)


A Mesquita almóada de Marrakech
A Mesquita almóada de Marrakech

O estilo de arquitectura do Califado Almóada foi imortalizada pelo facto do Al Andalus estar no seu pico cultural e económico. De facto, este tipo de arquitectura influenciou vários estilos de arquitectura que surgiram tanto em Espanha como na Europa de Leste. A torre do minarete da Mesquita da Koutoubia têm cerca de 69 metros. O estilo da arquitetura desta mesquita foi usada como modelo para a Giralda de Sevilha em Espanha e para a Torre Hassan em Rabat, a capital de Marrocos.


Arquitectura merínida (séc XIII-séc XV)


A Madraça merinida de Marrakech
A Madraça merinida de Marrakech

Foi durante o período do Império Merínida que a maioria das madraças religiosas foram construídas em Marrocos. Desta forma temos várias cidades que possuem o mesmo tipo de arquitectura. A Madraça Ben Youssef em Marraquexe é um dos melhores exemplos da arquitectura desta dinastia em Marrocos. Basicamente a estrutura merínida segue a mesma lógica do anterior estilo almóada, mas, a decoração é levada ao extremo da perfeição através da requintada ornamentação tanto esculpida em madeira como em pedra. Pela primeira vez na arquitectura marroquina temos telhados com estruturas piramidais cobertos de azulejos verdes.


Arquitectura saadiana (séc XVI-séc XVII)


Os Túmulos saadianos de Marrakech
Os Túmulos saadianos de Marrakech

As tradições da arquitectura do Al Andalus estão profundamente enraizadas na arquitectura Marroquina e deram origem a alguns dos melhores exemplos arquitectónicos durante o Sultanato Saadiano. Os túmulos saadianos estão em perfeitas condições para que se possa apreciar este belo estilo. Muita da decoração e esculturas são em estuque e e, mármore Italiano de Carrara. Podemos ainda visitar o Palácio el Badi, mandado construir pelo sultão saadiano Amade Almançor pouco depois de ter subido ao trono em 1578, para comemorar a sua vitória na Batalha de Alcácer-Quibir. A fonte Chrob ou Chouf foi reconhecida pela UNESCO como Património Mundial da Humanidade no ano de 1985.


Mais famosos monumentos de Marrakech


Madrassa Ben Youssef


Madrassa Ben Youssef: Esta faculdade islâmica do século XII em Marrakech foi mandada construir pelo sultão Ali ibn Yusuf de Marrocos. Hoje é um museu que pode ser visitado. Os interiores são maravilhosos todos decorados e uma arquitectura espantosa.


Mesquita da Koutoubia


Mesquita da Koutoubia: Sem dúvida o monumento mais famoso e mais fotografado de Marrakech. A Mesquita Koutoubia foi construída no século XII e serviu de modelo para a Giralda de Sevilha e da Torre Hassan em Rabat.


Palácio Bahia


Palácio Bahia: Este lindo palácio do século XIX extravagante construído para ser o melhor de Marrakech. Este palácio tem um enorme jardim, um pátio central e várias salas incrivelmente decorados com trabalhos de artesãos que vieram de propósito da cidade de Fez para trabalhar.


Jardim Majorelle


Jardim Majorelle: Este é o único jardim botânico de Marrakech. Ele foi projectado pelo artista Jacques Majorelle e pertence a Yves Saint-Laurent e Bergé Pierre desde 1980. Você pode desfrutar de um maravilhoso jardim com flores exóticas de vários lugares do mundo.


Túmulos Saadianos


Túmulos Saadianos: Estes túmulos do século XVI foram mandados construir por Ahmad al-Mansur e há mausoléu os corpos de cerca de 60 membros da Dinastia Saadiana original do vale do Rio Draa mais ao sul do país. Curiosamente os túmulos só foram encontrados em 1917. Estes túmulos é um dos monumentos mais visitados de Marrakech.


Jardim La Menara


Jardim La Menara
Jardim La Menara

La Menara: Este jardim de Marrakech está localizado a 2 km da Praça Praça Jemaa el-Fna e é o local favorito dos Marrakchis para uma caminhada de domingo à tarde. Estes jardins foram construídos no século XII, mas a presente construção remonta ao século XVI.


Palácio El Badi


Palácio El Badi
Palácio El Badi

Palácio El Badi: Este palácio foi construído em finais do século XVI a mandato do sultão Ahmed al-Mansour para comemorar a derrota dos portugueses em Wed al Makhazín (a famosa Batalha dos Três Reis). Local muito bonito e cheio de história.


Locais mais importantes


  1. A Praça Jemaa el-Fna está incluída na lista de Património Mundial da UNESCO. A Praça Jemaa el-Fna é a parte mais importante da cidade, sendo o centro da vida pública dos habitantes de Marrakech.
  2. O Madraçal de Ben Youssef é o maior e mais importante de todos os madraçais em Marrocos. Nesta escola islâmica chegaram a estudar 900 alunos.
  3. Os Túmulos Saadianos são um dos lugares mais visitados em Marrakech. É um pequeno cemitério onde estão enterrados os reis da dinastia Saadi de Marrocos.
  4. O Souk de Marrakech é onde os marroquinos vão às compras e onde os comerciantes tentam fazer negócios com os turistas.
  5. A Mesquita Koutoubia é a maior mesquita em Marrakech e foi um dos maiores do mundo quando foi construído.
  6. O Palácio Bahia foi construído no final do século XIX com o objectivo de ser o palácio mais impressionante de todos os tempos e de todos os reinados marroquinos.
  7. O Palácio Badi é um local muito bonito. Apesar de hoje apenas restarem ruínas deste palácio, a verdade é que é o suficiente para se ter uma ideia da grandeza que o tornou “O Incomparável”.
  8. Também a não perder é a parte nova da cidade, na zona de Guéliz e Hivernage. As grandes Avenidas Mohamed Mohamed V e VI têm muitas lojas, restaurante e cafés.

Atracções e Monumentos


O que visitar em Marrakech

O que visitar em Marrakech

Atracções
Marrakech é uma cidade fascinante com imensos monumentos e museus para visitar. Em Marrakech vai encontrar muito mais do que...
Read More
O que fazer em Marrakech

O que fazer em Marrakech

Excursões Atracções
Não sabe o que fazer em Marrakech? Aqui estão algumas ideias de vários tipos de actividades para enriquecer as suas...
Read More
Palácio da Bahia, Palácio Mnebbi e Palácio el Badi

Palácio da Bahia, Palácio Mnebbi e Palácio el Badi

Atracções
Marrakech é um entreposto comercial desde a sua fundação há quase mil anos atrás. A antiga cidade-jardim manteve a tradição...
Read More
Mellah, o Bairro Judeu de Marrakech

Mellah, o Bairro Judeu de Marrakech

Atracções
Marrakech possui uma mistura de heranças berberes, árabes, europeias, africanas e judaicas tudo misturado. Um passeio pelas ruas da medina...
Read More
Arquitectura saadiana em Marrakech

Arquitectura saadiana em Marrakech

Atracções
Marrakech ao longo de quase 1000 anos de existência, foi palco de várias mudanças políticas. Quase como que um jogo...
Read More
Mesquita Koutoubia em Marrakech

Mesquita Koutoubia em Marrakech

Atracções
O monumento mais conhecido da cidade de Marraquexe é a Mesquita Koutoubia. Um minarete que se ergue na linha do...
Read More
Peregrinação dos Sete Santos de Marrakech

Peregrinação dos Sete Santos de Marrakech

Atracções
Marraquexe tem sete santos padroeiros que funcionam como os guardiões espirituais de milhares de crentes e peregrinos. Através da história,...
Read More
Praça Jemaa el Fna em Marrakech

Praça Jemaa el Fna em Marrakech

Atracções
A praça Jemaa el Fna em Marrakech é um dos locais culturalmente mais interessantes da cidade. Coloque a Jemaa el...
Read More
Maison de la Photographie em Marrakech

Maison de la Photographie em Marrakech

Atracções
Sim Marrakech têm um fascinante museu dedicado à fotografia. A Casa da Fotografia - Maison de la Photographie - é...
Read More

Museus de Marrakech


  1. O Museu de Marrakech é um local imperdível durante uma visita à medina de Marrakech. Embora a sua colecção permanente seja de pouca importância, a sua localização num antigo palácio do final do século XIX, faz com que uma visita a este museu valha a pena.
  2. O Museu Dar Si Said é oficialmente chamado de Museu de Artes de Marrocos, é o museu mais antigo e maior de Marrakech.
  3. A Dar Tiskiouine é uma casa estilo árabe-andaluz, do emblemático historiador holandês e expert em arte tradicional marroquina, Bert Flint que criou um espaço com uma exposição permanente sobre a história das trocas comerciais antigas.

Jardins de Marrakech


  1. O Jardim Menara têm acompanhado a cidade desde os seus tempos antigos e é um dos lugares mais visitados da cidade.
  2. Os Jardins Majorelle, embora menos conhecidos, são dos mais bonitos e coloridos jardins da cidade. Tem ainda o Museu Islâmico que se pode visitar em Marrakech.
  3. O Palmeiral de Marrakech conta com mais de 130.000 palmeiras. O palmeiral é um lugar muito especial e um motor económico para a cidade.

O que pode fazer em Marrakech


  • Ir ao cinema na Avenue du Prince.
  • Assistir ao espectáculo no Chez Ali.
  • Andar de balão de ar quente.
  • Ir ao Hammam marroquino.
  • Sentar-se com os músicos na Praça Jemaa el Fna (cuidado com a carteira).
  • Regatear e comprar um tapete berbere.
  • Beber um sumo de laranja acabado de espremer.
  • Escutar o Almuadem do anoitecer desde o topo do terraço de um riad (casa de hóspedes).
  • Seja qual for a sua decisão para aproveitar o seu tempo em Marrakech, lembre-se de fazer parte da cidade enquanto lá estiver. Seja menos turista e mais marroquino. Não tenha receio de se misturar com a população e dialogar com as pessoas. Elas vão perceber que é estrangeiro mas que está respeitosamente interessada em perceber o modo de vida marroquino e vão respeitá-lo por isso.
  • Agora, sim. Podemos dizer que fomos a Marrakech e fomos marroquinos por uns dias ou vimos um lado da cidade que poucos tiveram oportunidade de visualizar.

O que não pode fazer em Marrakech


  • Perder a paciência com os vendedores.
  • Algo que não deve fazer em Marrakech ou em qualquer outro lugar do mundo é esquecer-se que está num lugar estranho.
  • Aja com o mesmo bom senso que teria na sua terra.
  • Andar de camelo em Marrakech é outra actividade que não faz muito sentido fazer dentro da cidade pois há vários oportunidades de fazer uma pequena excursão de camelo no palmeiral para admirar o pôr-do-sol e também junto ao Jardim Menara.
  • Para além disso, a experiência tomará outra dimensão nas dunas, quando fizer a sua excursão ao deserto de Marrocos.
  • Andar de coche pelas ruelas da antiga medina de Marrakech também não faz grande sentido. O passeio a pé é muito mais agradável e o abuso de animais para lazer é uma prática cruel e que deve ser evitada.


Alojamento em Marrakech


Booking.com
Alojamento em Marrocos