Marrakech e a sua Medina milenar escondem alguns segredos que são precisos saber que existem para chegar a até eles. Marrocos fez parte de várias rotas comerciais importantes, sendo um ponto de partida e chegada para as principais trocas de mercadorias de toda a África Ocidental e Norte de África.
Um foundouk é a versão marroquina do caravanserai do Médio Oriente. Estes consistiam numa estalagem onde os viajantes/comerciantes podiam descansar e recuperar das suas longas viagens. Há na medina de Marrakech uma boa centena destes foudouks, alguns em ruínas, outros já recuperados, e outros na sua essência a serem utilizados como oficinas e alojamento para artesãos locais.
Quando mercadores ou comerciantes com caravanas com centenas de camelos carregados de mercadorias chegavam a Marrakech, eram alojados em edifícios chamados de foundouks. Os foundouks davam suporte a um grande fluxo de comércio, informação e pessoas, por todas as redes de rotas de comércio de Marrocos e do resto do Norte de África, sul da Europa Oriental e Ocidental e ainda mais longe chegando até à rota da seda.
O melhor lugar para visitar foundouks em Marrakech é entre as ruas da Madraça Ben Youssef e a Bab Debagh,e ao longo das ruas Souk Ahl Fes e a Rua Bin Lafnadek onde existe uma dúzia de foundouks convertidos em ateliers de artesãos. Pode visitar estas locais e ver como trabalham os artesãos marroquinos.