O monumento mais conhecido da cidade de Marraquexe é a Mesquita Koutoubia. Um minarete que se ergue na linha do horizonte, e que pode ser visto a 30 km de distância em dias poucos nublados.
A Mesquita Koutoubia é tão importante para Marrakech como a Torre Eiffel é importante para Paris. O seu nome provém da palavra “al-koutoubiyyin” que se traduz como livrarias, devido à quantidade numerosa de vendedores e negociantes de manuscritos que antigamente se estabeleciam ao redor deste local.
Marco de obra prima de arquitectura da sua época, este minarete serviu de modelo para a posterior construção do minarete famoso em Sevilha. Existe uma lenda ao redor das esferas de ouro que estão no topo do minarete. A esposa de Yaqub el-Mansur ofereceu as suas jóias para derreter para se construir o quarto globo de outro, como compensação pela sua incapacidade de manter o jejum por um dia durante o Ramadão.
O Minarete da Koutoubia foi completado no século XII no reino Almorávida com o Califa Yaqub al-Mansur. O edifício é muito bonito e está rodeado por um lindo jardim e os motivos ancestrais da velha mesquita eram a base dos pilares que ainda restam.
Dinastia do deserto, ortodoxa e defensora de um Islão ascético, os almóadas construíram uma mesquita de arquitectura austera perto do antigo souk de livros, daí o apelido Koutoubia, a “mesquita da livraria”.
Mesquita Koutoubia em números:
- O minarete quadrado tem 69 metros de altura. A altura é de 77 metros no topo da torre;
- As suas 17 naves formam uma sala de oração de 90 × 60 m;
- 20.000 fiéis podem rezar no seu interior, que é uma das maiores salas de oração do Ocidente muçulmano.